O video registra a minha exposição no Seminário Internacional Egemonia e Modernità – il pensiero di Gramsci in Italia e nella Cultura Internazionale, realizado em Roma entre 18 e 20 de maio de 2017. Nessa exposição procuro refletir sobre o conceito de populismo sugerindo que o conceito de “revolução passiva”, presente nos Cadernos do Cárcere, escritos por Gramsci nas prisões do fascismo, poderia ser altamente produtivo na análise daquilo que se convencionou chamar de a “era do populismo” na América Latina.
O texto completo da exposição encontra-se publicado no capitulo 10 do livro Itinerários para uma esquerda democrática, cuja referência de acesso também está aqui no Blog, na seção “Livros”.
MARCELO GOULART | 31 de maio de 2021
|
Olá, Aggio,
Bela explanação. Parabéns.
Essa sua fala sobre populismo consta de alguma publicação escrita?
Alberto Aggio | Autor | 1 de junho de 2021
|
Olá Marcelo. Grato por seu comentário. A exposição em Roma sobre o populismo está num livro em italiano, em sua versão mais longa: “Il populismo con le lenti di Gramsci”In FROSINI, F. & GIASI, F. (C), Egemonia e modernità – Gramsci in Italia e nella cultura internazionale. Roma:Viella, 2019, p. 501-512. Numa versão mais condensada, está em AGGIO, A. “Itinerários para uma esquerda democrática”, Brasilia: Verbena/FAP, 2018, p. 173-182. Ambos, creio, estão na Amazon. Abs.