Horizontes democráticos

Este Blog nasceu no final de 2019 e registrávamos que aquele era um momento especialmente dramático. Muita coisa aconteceu, o cenário mudou, mas simultaneamente parece permanecer inalterado. Depois de enfrentarmos problemas e desafios imensos, e procurarmos registrar aqui uma reflexão que minimamente os decifrasse, o Blog muda e passa a assumir a forma de uma Revista, com diversos colaboradores. Mantem, contudo, a mesma perspectiva: buscar, analítica e politicamente, os sinais e caminhos que nos orientem para Horizontes Democráticos.

Dentre inúmeras dimensões, a dramaticidade do nosso tempo reside na encruzilhada que vive a democracia, no Brasil e no mundo. O filosofo italiano Alessandro Ferrara sintetiza essa dramaticidade num paradoxo: precisamente no momento em que a democracia conseguiu se converter no horizonte compartilhado pela maioria da humanidade, ela se vê ameaçada por inquietantes processos de desdemocratização ou re-elitização e tem de enfrentar extremismos políticos desagregadores – quando não destruidores – além do alargado desinteresse pela política, somado à condições sociais, culturais e econômicas muito mais inóspitas do que aquelas do passado recente que saudou e consolidou a democracia que temos hoje.

É possível admitir que o mundo global poderia ter cumprido, nos últimos anos, um cenário de desenvolvimento distinto. A história poderia ter enfim tomado outros caminhos. As democracias maduras do Ocidente, depois da dura lição da crise de 2008, poderiam ter avançado no desenvolvimento de formas para conter o poder neoabsolutista dos mercados financeiros e inventado novas estratégias para reafirmar a primazia da política e a participação ilustrada e consciente de cada cidadão. Hoje sabemos que, nessas democracias mencionadas ou mesmo em países como o Brasil e no restante da América Latina, as grandes dificuldades pelas quais passam as democracias abriram passagem para situações de grande ameaça, com o avanço e a conquista eleitoral do poder por forças da extrema direita, contrárias a uma valorização da política e das instituições da democracia.

Diante desse cenário, Horizontes Democráticos mantem-se como um canal de publicações que contempla análises e comentários, em diversos formatos, na busca de novos parâmetros para o enfrentamento da crise que assola a democracia no Brasil e no mundo. Permanece, portanto, como um Blog-Revista de cultura política democrática que se pauta na ideia de que conhecimento, informação e opinião, livres de constrangimentos, contribuam para que um universo cada vez maior de pessoas possa compartilhar novas expectativas e esperanças de um presente e um futuro melhor.

Autor

Compartilhe O Post

Escrito por:

Últimos comentários
  • Avatar

    Uma boa contribui para o deb deocr.

  • Avatar

    AGGIO, PARABENIZO-A POR ESSA IMPORTANTE INICIATIVA EM PROL DA DEMOCRACIA.
    aBRAÇO E UM 2021 FELIZ A VOCÊ E SUA DIGNA FAMÍLIA.

  • Avatar

    Boa tarde Ágio. Como RECEBer notificações do blog?

DEIXE UM COMENTÁRIO