Acaba de sair A ITÁLIA EM DISPUTA – COMUNISTAS E DEMOCRATAS-CRISTÃOS NO LONGO PÓS-GUERRA (1943-1978), de Giuseppe Vacca, uma co-edição entre Editora da Unicamp e Fundação Astrojildo Pereira (FAP), com tradução de Luiz Sérgio Henriques.

Uma síntese do livro abaixo:
“A História narrada neste livro é excepcional. São 35 anos da vida política italiana após o fascismo e a guerra. Instalada a República veio em seguida a luta pela reconstrução e modernização do país.
Com o passar dos anos, alterou-se sobremaneira as estruturas do país e a sociabilidade dos italianos. Essa grande epopeia se fez por meio de uma dinâmica política marcada pelo embate e ao mesmo tempo pelo consenso entre a Democracia Cristã e o Partido Comunista, duas forças populares e opostas.
Mas o que dava sustentação ao sistema político não era a oposição entre direita e esquerda, mas uma dupla legitimação: o antifascismo, base do “campo” democrático, e o anticomunismo, imprescindível para se governar em tempos de Guerra Fria.
Vacca analisa a fase ascendente da democracia italiana, da Liberazione à morte de Aldo Moro, para muitos um marco do seu bloqueio e o início do seu longo declínio”.
Alberto Aggio
(Já a venda no site da Editora da Unicamp: https://editoraunicamp.com.br/produto/625/italia-em-disputa-a-comunistas-e-democratascristaos-no-longo-posguerra-19431978)